It’s Sinterklaas

Hoje é noite de Sinterklaas uma grande tradição aqui na Holanda. Segundo a tradição holandesa, em meados de Novembro, São Nicolau, ou Sinterklaas, chega de barco de Espanha, com os seus ajudantes, os Zwarte Piet (Pedro Preto “preto de fuligem”  é que, ele tem que subir pelas chaminés para entregar os presentes), trazendo presentes para as crianças que se comportaram bem durante o ano.

A chegada de Sinterklaas na cidade onde mora a familia de Ties.

Todos os anos é oficialmente acolhido, num evento com direito a cobertura televisiva a nível nacional. Sinterklaas desfila pelas ruas das cidades no seu cavalo branco, causando entusiasmo por onde passa. Seus ajudantes fiéis, os Zwarte Pietens levam consigo um saco cheio de presentes, doces e bolachinhas típicas para distribuir para as crianças. As crianças com menos idade acreditam de coração que ele é verdadeiro. E elas sabem que ele tem um livro com as anotações sobre como cada criança se comportou durante o ano e diz a lenda que a criança que não se comportou bem é levada pelo “Zwarte Piet” para a Espanha. A tradição é colocar um sapatinho na frente da lareira apartir diaem que  Sinterklaas chega na Holanda, antes de ir para a cama. Com uma cenoura ou maçã, para o cavalo dele.  Na semana seguinte, a cenoura desaparece, e no sapato é encontrado doces ou um pequeno presente. A grande celebração acontece na noite de 5 de Dezembro, em família e os os presentes principais, de alguma forma chegam, ou uma nota será encontrada, que explica onde na casa os presentes foram escondidos por Zwarte Piet . Às vezes, um vizinho vai bater na porta e as quando as crianças da casa abrem a porta, um saco de presentes é encontrado.

No dia 6 de Dezembro ele parte, sem grande alvoroço e as festividades acabam.

Esse é o meu primeiro Sinterklaas, e confesso que adorei essa história toda. Ontem ele esteve aqui na nossa rua,  deixando um saco de doces em cada casa e cumprimento os meninos. E, não há nada mais bonito do que ver os meninos super excitados com isso tudo, e aqui, os “adultos”, fazem de tudo para manter o “segredo” e que as crianças acreditem na fantasia.

Feliz  São Nicolau pra vocês!

Bjuus, Gi!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: